HERMES TRISMEGISTO - O TRES VEZES GRANDE,O PAI DO HERMETISMO



Hermes Trismegisto (em latim: Hermes Trismegistus; em grego ρμς Τρισμέγιστος, "Hermes, o três vezes grande") é o nome dado pelos neoplatônicos, místicos e alquimistas ao deus egípcio Thoth (ou Tehuti), identificado com o deus grego Hermes. Ambos eram os deuses da escrita e da magia nas respectivas culturas.
Thoth simbolizava a lógica organizada do universo. Era relacionado aos ciclos lunares, cujas fases expressam a harmonia do universo. Referido nos escritos egípcios como "três vezes grande", era o deus do verbo e da sabedoria, sendo naturalmente identificado com Hermes. Na atmosfera sincrética do Império Romano, deu-se ao deus grego Hermes o epíteto do deus egípcio Thoth.
Como "escriba e mensageiro dos deuses", no Egito Helenístico, Hermes era tido como o autor de um conjunto de textos sagrados, ditos "herméticos", contendo ensinamentos sobre artes, ciências e religião e filosofia - o Corpus Hermeticum - cujo propósito seria a deificação da humanidade através do conhecimento de Deus. É pouco provável que todos esses livros tenham sido escritos por uma única pessoa, mas representam o saber acumulado pelos egípcios ao longo do tempo, atribuído ao grande deus da sabedoria.
O Corpus Hermeticum, datado provavelmente do século I ao século III, representou a fonte de inspiração do pensamento hermético e neoplatônico renascentista. Na época acreditava-se que o texto remontasse à antiguidade egípcia, anterior a Moisés e que nele estivesse contido também o prenúncio do cristianismo.
Segundo Clemente de Alexandria, eram 42 livros subdivididos em seis conjuntos. O primeiro tratava da educação dos sacerdotes; o segundo, dos rituais do templo; o terceiro, de geologia, geografia, botânica e agricultura; o quarto, de astronomia e astrologia, matemática e arquitetura; o quinto continha os hinos em louvor aos deuses e um guia de ação política para os reis; o sexto era um texto médico.
Costuma-se creditar também a Hermes Trismegisto o Livro dos Mortos ou o Livro da Saída da Luz, além do mais famoso texto alquímico, a "Tábua de Esmeralda".


As XV Leis Herméticas de Hermes Trismegisto

em latim:
Hermes Trismegistus
; em grego ρμς
Τρισμέγιστος, "Hermes, o três vezes grande"
O Todo é Mente e o Universo é mental, por isto o que está fora é o reflexo do que estádentro. Nada está parado, tudo se move, tudo vibra e tudo é duplo, tudo tem dois pólos,tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam.Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados pois tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação¹.O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gêneromanifesta-se em todos os planos da criação. Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei. Nestepequeno texto esão encerradas as 7 principais leis herméticas.As Leis do Hermetismo estão contidas na 'Tabula Smaragdina' (Tábua de Esmeralda). Otexto em latim, escrito por João de Sevilha (Johannes Hispaniensis), em 'SecretumSecretorum'², é o seguinte²-³:
I.
'Verum sine mendacio, certum et verissimum:' (É verdade, certo e muito verdadeiro:)
II.
'Quod est inferius est sicut quod est superius, et quod est superius est sicut quod estinferius, ad perpetranda miracula rei unius.' (O que está em baixo é como o que está emcima e o que está em cima é como o que está em baixo, para realizar os milagres de uma única coisa.)
III.
'Et sict omnes res fuerunt ab Uno, mediatione unius, sic omnes res natæ fuerunt ab hacuna re, adaptatione.' (E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisassão únicas, por adaptação.)
IV.
'Pater ejus est Sol, mater ejus Luna; portavit illud Ventus in ventre suo; nutrix ejusTerra est.' (O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é suaalma;)
V.
'Pater omnes Telesmi totius mundi est hic.' (O Pai de toda Telesma do mundo estánisto.)
VI.
'Vis ejus integra est, si versa fuerit in Terram.' (Seu poder é pleno, se é convertido emTerra.)
VII.
'Separabis terram ab igne, subtile a spisso, suaviter, cum magno ingenio.' (Separarás aTerra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia.'
VIII.
'Ascendit a terra in cœlum, interumque descendit in terram et recipit vim superiorumet inferiorum.' (Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força dascoisas superiores e inferiores.'
IX.
'Sic habebis gloriam totius mundi.' (Desse modo obterás a glória do mundo.)
X.
'Ideo fugiet a te omnis obscuritas.' (E se afastarão de ti todas as trevas.)
XI.
'Hic est totius fortitudinis fortitudo fortis: quis vincet omnem rem subtilem omnemquesolidam penetrabit.' (Nisso consiste o poder poderoso de todo poder: Vencerás todas ascoisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido.)
XII.
'Sic mundus creatus est.' (Assim o mundo foi criado.)
XIII.
'Hinc erunt adaptationes mirabiles quarum modus est hic.' (Esta é a fonte dasadmiráveis adaptações aqui indicadas.)
XIV.
'Itaque vocatus sum Hermes Trismegistus, habens tres partes philosophiæ totiusmundi.' (Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegistos, pois possuo as três partes dafilosofia universal.)
XV.
'Completum est quod dixi de Operatione Solis.' (O que eu disse da Obra Solar écompleto.)
1- O Caibalion, Três Iniciados, Ed Pensamento (2007) - disponível em:http://www.scribd.com/doc/13632808/caibalion-acessado em 22 de junho de 2010.2- Secretum secretorum, the Book of the Secret of Secrets - disponível em:http://www.granta.demon.co.uk/arsm/jg/index.html- acessado em 22 de junho de 2010.3- TABVLAE HERMETICAE - disponível em:http://digital.slub-dresden.de/sammlungen/werkansicht/277141982/25-acessado em 22 de junho de 2010.

LEIA O LIVRO DA NATUREZA, TODO CONHECIMENTO DO UNIVERSO ESTÁ CONTIDO NELA!
Autor : Ronald Sanson Stresser Junior
Tábua de Esmeralda
A famosa Tábua de Esmeralda sempre foi utilizada como ponto de partida para os estudiosos da alma humana. Segundo dizem, neste pequeno texto, originariamente gravado em uma esmeralda, estão encerrados os mais secretos segredos da vida. Alquimistas, filósofos, magos, cabalistas, basearam suas pesquisas neste fragmento de sabedoria, atribuído a um sábio egípcio chamado Hermes Trimegisto. Daí o motivo do nome hermetismo para generalizar as diversas correntes ocultistas ao longo do tempo. Veja uma versão do texto da Tábua de Esmeralda, seguido de uma breve interpretação pessoal.
De acordo com as premissas da alquimia interior, a tábua da esmeralda revela, simplesmente, que existe um mundo espiritual que reflete tudo o que existe no mundo material ou vice-versa já que tudo é uma coisa só. Todas as experiências positivas e negativas têm sua origem nos níveis mais elevados da consciência. Com a compreensão destes segredos pode-se dominar o quinto elemento, denominado pelos antigos alquimistas de quintessência, que consiste na energia original criadora do Universo. O detentor deste poder pode descer aos abismos infernais se fizer o seu uso incorreto; ou ascender aos céus inefáveis se fizer o uso adequado.

Na compreensão do código da Esmeralda está a chave de ouro que abre o Palácio da Eternidade. Buscai e encontrareis esse conhecimento sagrado.
Aonde?
Dentro de você mesmo.
Como?
Somente através do estudo constante e da prática do autoconhecimento, será possível chegar a um entendimento profundo das palavras transcritas na esmeralda por Hermes. Existem diversas análises sérias e profundas acerca do texto acima. Entretanto, como se trata de um texto iniciático, acreditamos que só através do estudo e da prática da alquimia interior, pode-se chegar a uma interpretação segura acerca do texto.

Apenas para servir de estímulo e meditação sobre as verdades contidas na Tábua de Esmeralda, apresentamos uma breve interpretação de caráter pessoal acerca do texto iniciático de Hermes. Cada parte do texto será precedida de uma análise embasada nos conceitos mais espiritualizados do hermetismo. Vejamos:

É verdade, correto e sem falsidade, que o que está em baixo, é como o que está em cima, para realizar os milagres de uma coisa só.
Aqui está confirmada a grande realidade esotérica de que tudo se manifesta em diversos planos de consciência ao mesmo tempo. Isso pode ser atribuído tanto à natureza do Universo em sua essência, quanto à nossa vida pessoal. Em outras palavras; assim como a terra e o universo visível é uma manifestação limitada da natureza de Deus; também somos uma pequena centelha da luz divina em expressão. Tudo o que está acima nos mundos superiores, é como o que vemos aqui neste mundo. Tudo é uma coisa só. Uma dimensão refletindo na outra e se relacionando mutuamente. Em nós ocorre processo idêntico. As mais diversas correntes herméticas são unânimes em afirmar que refletimos em nosso mundo fenomenológico tudo aquilo que vem do mais íntimo do nosso ser. Como o que está em baixo é uma representação do mais elevado, nossa experiência é uma manifestação direta daquilo que está dentro de nós. Isso é um grande segredo que, ao ser revelado aos olhos internos, representa na aquisição de um "grande poder".Como todas as coisas derivam-se da Coisa Única, pela vontade Daquele que as criou, pelo poder de sua palavra, assim também tudo deve a sua existência a esta Unidade, pela ordem natural criadora.Esta passagem nos faz refletir sobre a grande verdade de que tudo o que vemos, tocamos e sentimos é uma manifestação do Poder Criador Universal que, modestamente, costumamos chamar de Deus. Ele é plenitude, grandiosidade, onipresença e onipotência. É o Todo presente em tudo. Os universos e tudo o que neles há, são partes integrantes desse poder sem limites. A compreensão desta Verdade Absoluta simboliza a porta de entrada ao Templo de Luz, que se abre ao Iniciado. Sem o reconhecimento de que tudo é manifestação do Único, não é possível abrir as portas do Santuário. Esta é a Chave; a Senha.

O Sol é o seu pai, a Lua é a sua mãe, o vento o transporta em seu ventre, a terra é a sua nutriz. Este ente é o pai de todas as coisas do Mundo. Seu poder é imenso e perfeito.
Em linguagem simbólica o sol representa o princípio masculino criador. É o poder ativo nos atos de criação, enquanto a lua representa a passividade. Esta passagem representa, lucidamente, uma alegoria aos processos criativos do homem, que é capaz de recriar sua vivência à maneira de um deus. Aqui é apresentada a maneira universal utilizada em todo processo criativo, tanto por Deus, quanto pelo homem. Nesta representação alegórica estão os segredos utilizados, consciente ou inconscientemente, por todos os seres humanos em seus processos criadores; é utilizado diariamente por todos, mas poucos sabem utilizá-lo de maneira metódica, consciente e dirigida. Sabiamente o texto prescrito na esmeralda diz que este ente (ato criador) é o pai de todas as coisas do mundo. Representa o quinto elemento ou a essência de toda criação divina - e humana. No homem esse poder é acionado em todas as vezes que se alimenta um pensamento, com as poderosas energias da fé e da vontade. Mas, atenção! A manifestação só se concretiza quando a vontade e a fé tornam se parte integrante da alma. Esse é um segredo hermético conhecido e reconhecido como o Grande Arcano. É utilizado para criar céu e inferno em nossa vida, através de nossa própria maneira de agir e reagir diante do mundo. O perfeito domínio desse poder consiste naquilo que se poderia chamar de "Pedra Filosofal". Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Separarás a terra do fogo, o sutil do denso, com muito cuidado e grande habilidade. Ela sobe da terra ao céu e de novo descerá à terra, deste modo recebe a força das coisas superiores e inferiores.

Aqui está o segredo para se conquistar o poder mencionado anteriormente, como o pai de todas as coisas. Todo o lento labor alquímico - do ponto de vista da Alquimia Espiritual - tem suas bases nestes preceitos. Separar o sutil do denso, ou seja: matéria e espírito. É exatamente assim que se processa a elevação espiritual. Através do desligamento do mundo dos fenômenos, nos momentos de oração ou meditação, elevamos o nosso ser da terra aos céus. Se o processo for executado corretamente, desceremos dessa ascenção momentânea, mais espiritualizados, cada vez mais adquirindo domínio sobre os poderes superiores e, consequentemente, sobre os mais inferiores. Dessa forma, através de um processo de evolução lento e contínuo, pode-se algum dia dominar a Arte Real e colaborar de forma magnífica com o Criador de todas as coisas na concretização da Grande Obra.
Por este meio terás a glória de todo o mundo quaisquer trevas afastar-se-ão de ti. É a força forte de toda a força, pois vencerá toda a coisa sutil e penetrará toda a coisa sólida. Assim foi criado o Universo. E, disto surgem maravilhosas realizações, cujo meio está aqui.

Eis aqui o segredo dos segredos revelados aos olhos que podem enxergar e aos ouvidos preparados para ouví-lo: a concretização da Grande Obra consiste, simplesmente, em dominar e subjugar os quatro elementos em suas diversas naturezas, através de uma prática constante de autoconhecimento e autodomínio. Exercer com maestria o poder da vontade inabalável é a chave utilizada para abrir as portas do seu templo interior onde está resguardado dos olhos do mundo o seu tesouro oculto. Como diz o antigo texto prescrito por Hermes, esse o domínio desse poder (da forma correta, pode afastar as trevas), vencendo tudo o que é sutil e penetrando tudo o que é sólido já que tudo é uma coisa só. O grande Hermes afirma, concluindo, que é exatamente dessa forma que Deus criou o Universo e todas as coisas. Em outras palavras: o Verbo Divino ou a força da vontade de Deus. Todo o cosmos foi criado pelo poder de sua palavra (Verbo). O “Fiat Lux” (Faça-se a Luz) da criação. Esse mesmo poder foi doado ao ser humano por herança divina. Temos o poder divino de criar aquilo que imaginamos e cultivamos em nossa experiência de vida; seja o bem ou o mal. é por isso que a Bíblia diz que somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Porque temos o poder de criar, assim como ele.

“Por isso sou chamado Hermes Trismegisto, porque possuo poder sobre as três partes da sabedoria do Mundo. O que eu disse da obra-mestra da Arte Alquímica, a Obra Solar, aqui está dito e encerrado. Tudo".

Hermes aqui se auto-entitulava Trimesgisto (três vezes grande) porque dominava os três aspectos da sabedoria do mundo: física, mental e espiritual. Através da conquista dessa Arte era capaz de executar a Grande Obra com êxito.

Podemos fazer o mesmo.
O divino Mestre Jesus não estava brincando quando disse que qualquer um de nós poderia realizar milagres e curas maiores que as que ele próprio executou.

Como?

A resposta está em uma outra frase proferida pelo Divino Mestre em outra ocasião:

"... sede perfeitos como o vosso Pai Celeste" - disse Ele.

Difícil?

Muito!

Como?

Através de um trabalho lento, persistente e contínuo, que pode durar um tempo além daquilo que podemos calcular através de uma visão puramente materialista.

“ O QUE  ESTÁ  EM  CIMA É COMO O QUE
ESTÁ EMBAIXO, E O QUE ESTÁ EMBAIXO
É COMO O QUE ESTÁ EM CIMA”
A TÁBUA AS ESMERALDAS.
Algumas figuras enigmáticas, tais como Melquisedec, Apolônio de Tiana, Salomão, Thot, Hermes Trismegisto, Zaratrusta, Lao Tsé, Confúcio e tantos que são normalmente citadas em muitas obras místicas, e mesmo históricas, merecem comentários que tornem mais claros determinados aspectos que podem levar à confusões.  Normalmente são figuras de altíssima relevância. Todos eles foram proeminentes vultos que deram rumos ao desenvolvimento da humanidade especialmente no que diz respeito ao lado espiritual. Uma das grandes confusões de identidade que existe diz respeito a Thot que é praticamente aceito como Hermes Trismegisto, é quando na verdade se tratam de dois distintos seres. Especialmente no Ocidente as qualidades de Thot são atribuídas a Hermes, isto porque a literatura esotérica refere-se a Hermes e a Thot como sendo uma mesma pessoa, Hermes para os gregos e Thoth para os egípcios, mas, na verdade foram seres totalmente diversos. O que acontece é que os gregos ao chegarem ao Egito se deram conta de qualidades atribuídas a Thot que em muitos aspectos apresentavam semelhanças com aquelas atribuídas a Hermes.
        Tendo como objetivo mostrar que Hermes e Thot foram entidades diferentes vamos estuda-los separadamente para que se possa comparar as qualidades recíprocas e se chegar à conclusão de que não se tratam de uma mesma pessoa como são considerados normalmente. Na verdade tratam-se de entidades distintas, Hermes um dos deuses da Mitologia Grega e Thot do Antigo Egito.
        O nome de Hermes chegou até os nossos dias através dos escritos gregos dos hieróglifos egípcios, mas sendo estes mais recentes, pois que os mais antigos não falam de Hermes, mas apenas de Thot.
De inicio vamos falar de Hermes tal como consta na Mitologia Grega e depois estabelecer uma comparação com Thot tal como citado em papiros egípcios antigos, desde que em papiros mais recentes já se nota a existência de uma confusão de identidade entre Thot e Hermes.
Quando os gregos chegaram ao Egito tomaram conhecimento da existência de um ser excepcional - Thot - considerado um deus, o pai de todos os conhecimentos que serviram como base para o estabelecimento do gigantesco desenvolvimento daquela civilização, e constatando que muitas das capacidades atribuídas a Thot era similares àquelas que na Grécia eram imputados a Hermes. Por isto os gregos acabaram considerando os dois como se tratando de um mesmo deus, mas evidentemente trata-se de seres totalmente diferentes.
De inicio pode-se por em jogo a existência de Hermes, desde que as referências sobre ele fazem parte da mitologia, e como tal pode não ser mais que um simples mito. Enquanto isto, para os antigos egípcios, Thot realmente viveu no Egito, e antes já vivera na Atlântida com o nome de Ken ou Kan onde era considerado um Mestre. De igual modo também na Lemúria o que lhe confere o título de Trismegisto - três vezes mestre. Embora os antigos egípcios o considerassem como um escriba, e como um deus que vivera no Egito, ainda assim ele é tido por muitos historiadores como sendo um ser igualmente mítico.
Integrante do Olimpo, Hermes era filho de Zeus e Maia. Diz o mito que ele nasceu numa caverna e que bem cedo revelou uma precocidade extraordinária, pois mesmo no dia do seu nascimento Maia o deixou sozinho enrolado nos cueiros e ante a admiração de todos Hermes pulou do berço, passou por dentro do buraco da fechadura, e foi em busca de aventuras.
Dentre as aventuras de Hermes a mais citada é uma referente ao roubo de parte do rebanho de Apolo. Após roubar o gado, Hermes usou da astúcia de amarrar ramos folhudos na cauda dos animais para que se apagassem os seus próprios rastros e assim não fosse descoberto o paradeiro deles. Em seguida sacrificou dois bois em oferendas aos doze deuses do Olimpo. O restante do gado ele escondeu numa caverna. Esta trapaça foi vista por Batos, do qual Hermes tentou comprar o silêncio.
           Quando Apolo se deu conta da falta do seu gado, foi à procura do mesmo por todos os lados, sem descobrir nada. Já sem esperanças ofereceu uma recompensa para quem descobrisse o ladrão. Um grupo de sátiros passando pela Arcádia ouviu o mugido dos bois e uma música agradável que saía de uma caverna. Foi então que a ninfa Cilene lhes disse que ali estava a criança mais inteligente que já havia nascido e que ela o estava amamentando.
        A música ouvida pelos sátiros era tocada por Hermes que usara o casco de uma tartaruga e tripas de vaca fabricando um instrumento musical, com o qual fez dormir sua própria mãe. Onde conseguiu essas tripas de vaca, perguntaram os sátiros? Eles logo perceberam o que havia acontecido em decorrência do amontoado de peles de gado diante da entrada da caverna. Foi um roubo, disseram os sátiros, mas como uma criança tão pequena pode roubar?
Assim Apolo tomou conhecimento de que o seu gado havia sido roubado pela criança e por isto a levou para o Olimpo com o produto do roubo. Zeus relutou em acreditar que o seu filho tão pequeno fosse o ladrão e não queria admitir a falta, mas Hermes confessou o roubo e disse: Pois bem, leve os seus bois, só me utilizei de dois para sacrificar aos doze deuses. Como doze, retrucou Apolo? Até aquele momento Apolo não sabia que tinha um irmão. Quem será o décimo segundo? Sou eu, disse Hermes, e como estava com fome comi a parte que me correspondia e queimei o restante.
        Regressaram os dois deuses e Hermes deu as boas vindas a sua mãe e lhe entregou algo que guardava enrolado numa pele. Que escondes aí, perguntou Apolo? Veja o que é, e retirou a lira que inventara, e começou a tocar uma doce melodia. Com seu canto Hermes agradou a Apolo além de enchê-lo de elogios, o deus ficou comovido e perdoou a ofensa do irmão. Hermes tocou seu instrumento e cantou tão docemente que Apolo ficou extasiado. “Ah, patife, disse Apolo, me dê a lira e em troca te dou os bois”. A seguir Hermes cortou um bambu e fez uma flauta. Apolo ficou extasiado com o tom e a melodia e voltou a dizer: “Malvado, te darei o meu cajado de ouro, com o qual governo os meus bois e desde já te permito ser o guardião de todos os rebanhos. Isto não, respondeu Hermes, minha flauta vale muito mais do que o teu cajado. Faremos um trato, te dou a flauta e me ensinas a fazer adivinhações. - Eu não posso te conceder esta arte, mas tu podes ir até a presença das minhas amas no Parnaso e elas te ensinarão a adivinhar através dos seixos. Ficaram de acordo e foram novamente ao Olimpo, expuseram tudo a Zeus e o deus disse a Hermes que dali por diante ele deveria respeitar a propriedade alheia e não deveria mais mentir”.
        Diante da astúcia e frivolidade do novo vassalo Zeus lhe ofereceu uma nova função no Olimpo. Faça de mim um mensageiro divino e prometo não tocar no alheio e não mentir. Deves, porém, dar-me o exemplo fazendo mais. É pedir muito, disse Zeus, porém eu te darei tudo; serás o mensageiro dos deuses, presidirás os tratados tanto públicos quanto privados, fomentarás o comércio, protegerás as estradas contra os ladrões e serás o amparo dos viajantes do mundo todo. Como símbolo destas funções lhe deu um bastão com fitas para que todos o respeitassem, um chapéu de abas largas para defender-se da chuva e uma sandália com asas para voar mais que o vento.
        Foi assim que Hermes ingressou na família divina e os deuses o ensinaram o modo de obter o fogo atritando a madeira. Segundo a Mitologia Grega Hermes inventou o pugilato, os jogos esportivos e ajudou a Zeus a combater os gigantes. Sua personalidade passou a tutelar a eloqüência, necessária na arte de comercializar. A desenvoltura com que realizava suas atividades o fez modelo ideal da juventude.
        Como Thot praticara no Egito todas as artes, os gregos acreditaram que Thot e Hermes eram uma mesma pessoa, mas na verdade nada tem a ver um com o outro. O mesmo aconteceu com relação aos romanos que associaram Hermes a deus Mercúrio, representado como um jovem nu ou vestido com uma túnica curta, calça sandálias aladas e segurando uma bolsa, símbolo dos lucros.

Fonte: http://users.hotlink.com.br/

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