O PODER DA IMAGINAÇÃO NA CURA XAMÂNICA




     No livro a Imaginação na Cura de Jeanne Achterberg, ela relata a influência de fatores psicológicos e emocionais sobre o sistema imunológico. A imaginação tem um imenso poder.
    J.Acterberg afirma que no mundo inteiro administram-se aos pacientes placebos de vários tipos. Freqüentemente eles acarretam redução da dor, náusea, ansiedade e até mesmo de células tumorais.
    Longe de enganar inocentes, placebos e poder de sugestão tendem a atuar mais sobre pessoas que precisam e querem ficar boas.
    As experiências mentais, maldições do vodu, visitas a santuários religiosos ou a médicos, e a reação aos placebos, servem para alterar as imagens ou a expectativa das pessoas sobre seu estado de saúde. E agindo assim, as imagens causam uma profunda mudança fisiológica.
 
    Como a natureza cria poucas vias de mão única, se podemos adoecer devido a uma conduta errônea e até mesmo morrer por causa de feitiços e mágoas do coração, então também devemos ser capazes de nos recuperar.
    O corpo não tem segredos; nunca mente, os pensamentos passados ou presentes não passam sem deixar sua marca corporal. As imagens comunicam-se com tecidos e órgãos, e até células, para promover a mudança.
    Os xamãs compreendem , em um sentido espiritual, o nexo entre corpo, mente e alma. O trabalho ritual do xamã tem efeito terapêutico direto sobre o paciente, ao criar imagens vívidas e induzir estados alterados de consciência, que conduzem a auto-cura.
    Na medida em que adquirimos mais conhecimento sobre esse magnífico sistema de defesa, tudo indica que as grandes doenças da humanidade poderiam ser controladas, caso se pudesse treinar o sistema imunológico para funcionar com eficácia.
 
    O estresse exacerba o desenvolvimento do câncer nos seres humanos, desencadeia manifestações em pacientes com artrite reumatóide e faz com que asmáticos procurem o pronto-socorro em busca de oxigênio.
    Felizmente, embora o sistema imunológico seja violentamente agredido por muitos tipos de comportamentos e pensamentos, sabemos que ele também pode ser favorecido e programado por atos conscientes.
    De acordo com novas pesquisas, imagens específicas, sentimentos positivos, sugestões, aprender como reagir a fatores estressantes de modo relaxado, tem o poder de aumentar a capacidade do sistema imunológico, no sentido de combater a doença.
 
    Estudos mostram que o sistema imunológico está sobre controle direto do sistema nervoso central, particularmente as regiões do cérebro envolvidas na transmissão da imagem corporal.
 
    Os caminhos do xamã são em primeiro lugar e acima de tudo espirituais. E é como técnicos do sagrado que reside o seu sucesso. A pratica xamânica compreende a capacidade de conexão com animais guardiões, entrar e sair de um estado especial de consciência.
 
    A cura para o xamã é uma questão espiritual. Ele considera a doença, originária do mundo espiritual e dele adquire o seu significado.     No xamanísmo o problema básico não é o externo, mas a perda de poder pessoal que permitiu a invasão, seja de uma flecha, seja de um mau-espírito. O tratamento dá ênfase, em primeiro lugar, ao aumento de poder da pessoa doente, e em segundo lugar, se opõe ao poder do agente que produziu a doença.
 
    Saúde é estar em harmonia com a visão do mundo. Saúde é uma percepção intuitiva do Universo e de todos os seus habitantes como seres de um único estofo. Saúde é comunicar-se com animais, plantas, estrelas e minerais. É conhecer a morte e a vida, e não ver entre elas diferença alguma. Saúde é buscar todas as experiências e vivenciá-las, sentindo sua textura e seus múltiplos significados. Saúde é expandir-se para além do próprio estado de consciência para experimentar os sussurros e vibrações do Universo.
 
    A tenda suor é um dos meios usados, no xamanismo, para induzir estados alterados de consciência. Uma sauna, sem o ritual, é apenas quente; mas, com o ritual, ela pode induzir um efeito sistêmico que envolve uma rápida aceleração dos batimentos cardíacos, náusea, tontura, síncope ( desmaio ) .. A reação fisiológica a um estímulo tão intenso é parcialmente função do aprendizado. Do ponto de vista físico, há um componente bioquímico - a febre reflete a ação natural às toxinas - relacionado com o sistema imunológico em ação. Além do mais, o suadouro pode atuar como esterilizador, eliminando bactérias, vírus e outros organismos que proliferam à temperatura do corpo, mais sensíveis ao calor. O crescimento de tumores também pode ser inibido quando a temperatura normal do corpo é significativamente elevada.     Tomar muita água, e em seguida fazer uma sauna, resulta em sensações de desintoxicação e desanuviamento da mente. O próprio calor pode ajudar a criar um estado de consciência e promove intensa concentração necessária à cura.
 
    É típico que os xamãs jejuem antes de realizar um trabalho difícil. O jejum pode incluir abstenção de comida, sal e até de água. Outras privações incluem ficar sem dormir por várias noites, o que aliás, pode ocorrer de qualquer modo no processo de um ritual prolongado.
 
    O efeito placebo intervém devido à imaginação. O termo placebo é derivado do latim “agradarei “. Cada pensamento é acompanhado por uma mudança eletroquímica . O alívio da dor é função da capacidade do placebo de aumentar a produção das substâncias químicas do corpo responsáveis pelo alívio - as endorfinas ou encefalinas. Assim como o xamã, em uma tribo primitiva, pode validar o seu cuspindo um pedaço de algodão embebido em sangue no momento apropriado.
 
    Thomas Edison disse certa vez : O médico do futuro não dará remédios, mas interessará os pacientes nos cuidados com o corpo humano, a nutrição, e nas causas e prevenções de doenças.
 
    Entre as imagens programadas específicas são aconselhadas :
Infeção por vírus - o paciente dever imagina-los como pequeninos pontos em uma lousa, e então apagá-los. Um osso quebrado ou um corte podem ser imaginados como um buraco, dentro do qual um pedreiro despeja pedras.
Dor de cabeça - imaginar um orifício na cabeça, em um lugar perto da dor e, em seguida, extraí-la por ele.
 
    Toda a cura é mágica. Há um denominador comum entre o índio e o curador ocidental : a confiança, tanto do paciente quanto do curador.     Ambos devem acreditar na magia, caso contrário ela não funcionará.
 
    A produção de serotonina ou sua inibição tem sido associada a estados de elevada atividade imaginária, tais como o sono com sonhos, a esquizofrenia e a reação a dietilamida do ácido lisérgico (LSD).
    Sentimentos, pensamentos e imagens podem, na realidade, causar a liberação de substâncias químicas e, além disso, essas substâncias têm efeito realimentador de provocar estados sentimentais. Um equilíbrio químico é essencial à manuntenção da saúde, e este equilíbrio pode ser rompido ou restabelecido por qualquer comportamento, inclusive comer, beber, fazer exercícios, pensar.
    As endorfinas são encontradas em alta concentração no sistema límbico, no tálamo e em todas as áreas que estão envolvidas na transmissão da dor. São também encontradas em áreas do cérebro que regulam a respiração, a atividade motora, o controle endócrino e o humor. Atribui-se às endorfinas um efetivo aumento na tolerância à dor observado nos atos heróicos em batalhas, partos e traumas significativos, embora existam poucas evidências diretas.
 
    No comportamento, a imagem, como variável, pode ser usada como instrumento para reestruturar o significado de uma situação, de modo que ela deixe de ter poder de criar sofrimento. Está implícita uma diminuição da ansiedade e de outras sequelas emocionais negativas, e também uma atenuação de comportamentos que poderiam ser considerados respostas a situações provocadoras de ansiedade.
 
    O curador popular é bem sucedido por causa de sua habilidade para dar esperança, reforçar a auto-estima e ajudar o indivíduo desajustado a encontrar uma aceitação satisfatória da comunidade. A auto-estima do paciente é aumentada, na medida em que a atividade nele se concentra. Quando o curador invoca as forças sobrenaturais, o paciente recebe uma confirmação ainda maior de que ele é digno de ser contemplado com aquele tipo de ajuda.     Os rituais, os procedimentos divinatórios e as ações terapêuticas derivam, segundo ele, de uma visão de mundo mágico-religiosa. Elas apelam para os componentes emocionais irracionais da psique, trazem satisfação às nossas necessidades e produtos metafísicos da imaginação.
 
    Quando as vidas são dramaticamente atingidas afetam o processo vital. A própria doença pode ter-se instalado após uma importante mudança de vida, que fez que tudo perdesse o significado.
 
    Há grandes evidências de que a imaginação flui melhor quando o sistema motor não está competindo ativamente pela atenção do cérebro e quando a pessoa está deitada de bruços.     As imagens transmitem mensagens compreendidas pelo sistema imunológico. Elas ligam os pensamentos conscientes aos glóbulos brancos, de modo que as combinações e cifras apropriadas se apressam a atuar de um modo que nem mesmo o imunologista mais bem informado poderia ordenar.
 
por: Léo Artése
imagens: Susan Seddon Boulet
 
Léo Artése 
    É presidente e fundador do "Centro Lua Cheia ", entidade sem fins lucrativos, núcleo de auto-conhecimento, espiritualidade e cura, com destaque na recuperação de drogados, alcoolatras e outras patologias.
    Na sua missão de preparar pessoas para jornada em busca de uma nova consciência.

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http://www.imagick.org.br/pagmag/xamanismo/imagemacao.html
 

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