A AUTO-AJUDA DO JIN SHIN JYUTSU - ENSINAMENTOS DE MARY BURMEISTER

IMG_5829

A AUTO-AJUDA DO JIN SHIN JYUTSU 

por Iole Lebensztajn


Quando detectamos que algo não vai bem na nossa vida ou no nosso corpo,
o mecanismo de reparação deveria nascer dentro de nós mesmos, através
da mobilização dos   nossos próprios recursos ou da busca de ajuda de alguém
competente para isso. Talvez esse seja a essência da ideia da autoajuda.
Ou seja  chamar um encanador quando algum cano da minha casa
não funciona  como deveria, é uma forma de cuidar do meu próprio bem-estar.
Assim como escovar  os dentes é uma forma de cuidar da minha saúde bucal
que,  exceto em casos de crianças  pequenas ou outras situações de
dependência, deve ser assumida como responsabilidade  pessoal e
intransferível.
Nós, seres humanos precisamos ter como objetivo  crescer em  autonomia.
Dai o conceito de autoajuda, o cuidar de si mesmo.
No entanto,  é preciso reconhecer que essa autonomia é relativa.
Afinal nenhum homem  é uma  ilha.
Assim, ajudar a mim mesma não deve ser encarado como  uma ação egoista,
mas sim como possibilidade e até o dever de ocupar-me de mim  mesma.
Cuidar da minha saúde, do meu bem-estar é minha responsabilidade. Caso
contrário, vai sobrar para alguém, que pode ser parente, amigo, o Estado…
Jin Shin Jyutsu Fisio-Filosofia ensina que,  para que eu possa me  ajudar,  preciso me conhecer e para isso, eu preciso me perceber, me entender,ou seja,  tomar conta de mim. Ao me perceber sei o que me faz bem e o que me  causa desconforto.  A partir daí tenho a oportunidade de  escolher o que é aceitável e o que é inaceitável  para mim, sem me submeter a pessoas e situações que me causem algum dano. Fácil, não é? Nem sempre.
Na vida vamos colecionando alguns hábitos,  padrões, condicionamentos,
vícios, carências,  pontos cegos que nos tiram a  liberdade de fazer escolhas
alinhadas com  o que nos é  verdadeiro, essencial e  benéfico. Vide nossas
relações,  nossos hábitos  alimentares, etc.
Jin Shin Jyutsu é uma Fisio-Filosofia, isto é, uma filosofia práticauma arte
de harmonização da energia vital que consiste em várias seqüências de toques
com as mãos em determinadas áreas do corpo onde essa energia se
concentra  e pode, quando em desarmonia se estagnar.
As seqüências são simples e diversificadas e  podem ser  auto-aplicadas  a
qualquer hora  ou lugar, e foram idealizadas de acordo com a necessidade
e  conveniência do momento.

Jiro Murai
Concebido no início do século XX, no Japão, pelo  mestre Jiro Murai, este conhecimento  foi trazido  por sua aluna Mary Burmeister, do Japão para os Estados Unidos nos anos 50.  Desde 1990, esta arte tem sido  ensinada e praticada no Brasil por um número crescente de pessoas.

Mary Burmeister
Um dos focos importante nesta Fisio-Filosofia é nossa forma, muitas vezes inconsciente  e automatizada  de  reagirmos à vida. No JSJ estas formas de funcionamentos  são chamadas de atitudes.
Segue abaixo a descrição rápida das  5 atitudes  básicas e  como harmonizá-las. Simplesmente  segure envolvendo com uma das mãos, cada um dos dedos  da outra mão, isoladamente (direita ou esquerda, tanto faz).
  1. Preocupação, Ansiedade                                            Polegar
  2. Medo, insegurança                                                      Indicador
  3. Raiva, Irritação, Indecisão, Preguiça                          Médio
  4. Tristeza, Pesar, Imaturidade                                      Anular
  5. Esforço excessivo, Tentar ser o que não sou            Mínimo
                                                     



Iole Lebensztajn é brasileira formada em Medicina pela Universidade de
São Paulo. Desde a faculdade buscava práticas que promovessem a cura
de forma  mais sutil, profunda, integrada, tornando cada um ativamente
responsável pela  própria saúde.
Estudou várias técnicas, até que, em 1990, ao participar de um  Seminário
Básico de Jin Shin Jyutsu, no Brasil encontrou o que procurava nesta
Fisio-Filosofia.Desde então, dedica-se exclusivamente a  aplicar e ensinar
a Arte. Mantém consultório em São Paulo e é autorizada pela  JSJ, Inc.
para ministrar Cursos e Seminários de Jin Shin Jyutsu no Brasil e em
todo o mundo.
http://www.jsjbrasil.com.br



Jin Shin Jyutsu ® Fisio-Filosofia - 

(O Espírito) 

Fisio-Filosofia são os princípios ou leis universais que regem nossa vida. Este vídeo contém frases de Mary Burmeister, retiradas do livro "O que Mary diz...", nos inspirando a viver em harmonia, através do conhecimento de quem somos.




Comentários