A PEDAGOGIA WALDORF - AJUDE A DIVULGAR ESTA ARTE-EDUCAÇÃO-ESPIRITUAL INOVADORA

“No âmbito escolar, não deve existir alegria maior do que perceber o amor verdadeiro que o professor de seu filho sente por seus alunos.”
Que Pedagogia é esta que tanto cresce e atrai simpatizantes no Brasil e no mundo, capaz de trazer a alegria nas crianças por estar na escola, eliminar a pressão e concorrência de cima dos alunos e ajudá-los a desenvolver suas qualidades e virtudes individuais, fortalecendo sua criatividade, confiança e fantasia, tornando-os capazes de lidar com o mundo ao seu redor?
“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”
Rudolf Steiner

A Pedagogia Waldorf foi criada por Rudolf Steiner há 95 anos. Seu currículo é vivo, dinâmico e integrado, assim como sua preocupação com o desenvolvimento global dos alunos, suas diferenças individuais e a ênfase em descobrir suas capacidades e potencial respeitando cada etapa de desenvolvimento da criança. Esse currículo é desenvolvido em bases antropológico/antroposóficas, tendo em vista a evolução física, emocional e espiritual do ser humano.
A principal meta de uma Escola Waldorf deve ser o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas, desenvolver na criança “cabeça, coração e mãos” através de um currículo que balanceia as atividades escolares. Este currículo insere música; artes além de matérias como jardinagem, técnicas agrícolas e horticultura. Através dessa metodologia, os professores buscam despertar o gosto pelo aprendizado, fazendo deste uma atividade não competitiva.
É ministrado na escola o mesmo currículo exigido em outras escolas como: português, matemática, ciências físicas e biológicas, história e geografia. Mas de acordo com os objetivos da Educação Waldorf, os alunos terão acesso também a matérias como astronomia, teatro, zoologia, botânica, euritmia, música, trabalhos manuais, artesanato, agrimensura, astronomia de posição, filosofia, artes plásticas e cênicas, assim como línguas estrangeiras. Em termos metodológicos, o currículo Waldorf pode ser comparado a uma espiral ascendente: as matérias são revistas várias vezes e a cada nova exposição uma nova e mais profunda visão do conteúdo exposto é oferecida.
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A Educação Infantil
1° Setênio – “O mundo é bom!”:
– De 0 a 07 anos (maturidade escolar);
– A criança está aberta ao mundo;
– Tem confiança ilimitada;
– Recebe impressões sensoriais;
– Não elabora julgamento ou análise;
– Está na fase do desenvolvimento motor;
– As percepções inadequadas são armazenadas no inconsciente (não compreende o pensamento dos adultos);
– Aprendizado por imitação;
– O educador Waldorf deve ser digno de ser imitado, pois nessa imitação inconsciente estará fundamentando sua moralidade futura.
– Característica: O bom.
Vídeo do Jardim de Infância Acalanto em Holambra/SP – produzido por Alexandre Macedo
O ambiente da sala de jardim de infância é muito importante e deve ser aconchegante. A sala se compõe de pequenos ambientes, como o “quarto das bonecas” ou a “cozinha”. Há mesas grandes para que as crianças tenham uma vivência do social nas refeições e algumas outras atividades, como a culinária ou aquarela. Há cavaletes e panos para a construção de cabanas, circo… Os brinquedos são de madeira e as bonecas são de pano. Há ainda sementes, conchas, pedras, toquinhos de madeira, lã de carneiro, capas, saias, panos, giz de cera e cera de abelha para que a criança possa criar e usar a fantasia que lhe é inerente.
A área externa é muito arborizada com árvores frutíferas inclusive e flores. Há caixas de areia, água, balanços, escorregadores, gangorras e pontes. Há muito espaço onde a criança poderá desenvolver a motricidade.
Na idade pré-escolar, a criança desenvolve-se em grande parte através do brincar. O brincar é tão importante e sério como o trabalho para o adulto. Ao brincar, a criança vai adquirindo experiências e vivências com as quais vai aprendendo a se situar em seu meio ambiente. É no brincar que a criança conhece o mundo e a si mesma e desenvolve capacidades de relacionamento social e coordenação motora.
A criança pequena é inteiramente força de vontade, ela só quer brincar e se movimentar. A forma de brincar da criança é influenciada pela fantasia, que vem de dentro e pela imitação – ela imita o trabalho e os gestos dos adultos. E aqui os educadores têm que estar atentos aos seus gestos e posturas diante da criança. O ritmo é muito saudável para a criança, pois dá segurança. Busca-se cultivar, diariamente, os bons hábitos de higiene, alimentação, respeito, veneração e socialização.
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Há atividades semanais, como o dia de fazer o pão, o dia da aquarela, da jardinagem, do kântele e da euritmia. Nas atividades diárias há o momento do brincar e das atividades dentro da sala, o momento do ritmo, onde são vivenciadas as festas e estações do ano, o brincar no pátio e o conto de fadas.
As festas do ano ajudam a criança a entrar no ritmo do ano. Através de músicas, danças, teatros, histórias e alimentos, as tradições são lembradas e a criança vivencia o sentido cósmico das festas: Páscoa, Pentecostes, Lanterna, São João, Micael, São Nicolau e Natal.
A música é vivenciada através de canções e do kântele. Criam-se momentos para o ouvir, o silenciar e o cantar. A música ajuda a harmonizar e equilibrar o processo respiratório físico, anímico e social. O Kântele, com sua sonoridade e escala especial é como uma gota de vida no deserto sonoro (falta de adequação dos sons, que deixam a criança agitada) que cerca a criança. A escala é pentatônica, que cria uma atmosfera flutuante, de sonho, que não adentra a corporalidade física. Esse ambiente sonoro alimenta a alma da criança pequena, de tal forma que é capaz até de harmonizar seus processos físicos.
O conto de fadas refere-se às grandes verdades espirituais da evolução humana, como vida e morte, bem e mal…
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Ensino Fundamental
2° Setênio – “O mundo é belo!”:
– De 07 a 14 anos (maturidade sexual);
– Desenvolvimento anímico;
– Emancipação da vida corporal;
– Interage e reage aos estímulos que recebe;
– Necessita de explicações conceituais;
– Interesse pela admiração que as coisas causam;
– Vivência na área dos sentimentos (sai sentido entra sentimento);
– Puberdade (12/14 anos) perturba a harmonia anímica;
– O professor Waldorf deve saber o que é bom ou não para seu aluno e entusiasmá-lo, deve ter “autoridade amorosa”;
– Característica: O belo.
O Portal de Flores – o lindo momento de transição do jardim para o ensino fundamental. Este video mostra a travessia do portal de flores do 1º ano de 2013 da escola Cora Coralina em Florianópolis:
O professor de classe
Cada grupo de alunos que ingressa no primeiro ano terá um (a) professor (a) que acompanhará essa turma durante os oito anos do Ensino Fundamental. Além de ministrar as matérias básicas para as quais estiver apto, através da intensa convivência, o professor tem a possibilidade de conhecer em profundidade cada criança e pode desenvolver um acompanhamento mais individualizado e balizado nas necessidades de cada uma delas. O professor da classe acompanha o grupo em viagens, estabelece o elo entre as famílias das crianças e objetiva criar um grupo social integrado entre elas.
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O ensino em épocas
A Pedagogia Waldorf desenvolveu as épocas como forma de possibilitar aos alunos um maior aprofundamento dos grandes temas trazidos. Assim, como exemplo, é dada uma época de História por 3 ou 4 semanas e a criança vivencia uma integração de matérias que gira em torno do tema abordado. Pode-se seguir uma época de Matemática ou de Português e assim, sucessivamente, as épocas se desenrolam ao longo do ano. O ensino em épocas possibilita que os alunos recebam os conteúdos de uma forma não fragmentada, desconectada com o todo ou ainda de uma forma superficial. Através desse sistema, a criança pode efetivamente “mergulhar” e vivenciar profundamente cada matéria.
O vídeo abaixo mostra um professor preparando seu desenho de lousa com uma imagem que representará sua época de ensino:
Como educar o ser humano dos 7 aos 14 anos
Nesse segundo setênio de vida, a criança desenvolve sua vida emocional e sua ligação com o mundo e com as pessoas. Em seu dia-a-dia, ela necessita fundamentalmente de ritmo e também precisa aprender os conteúdos através de uma ligação com seus sentimentos. Aquilo que uma criança não vivencia, com o que não se envolve ou não pode estabelecer uma ligação afetiva será algo meramente decorado ou mecânico e tenderá a ser esquecido com o tempo. Por este motivo, o Currículo desenvolve suas matérias de forma que os alunos possam integrar em seu aprendizado: o desenvolvimento do querer (atividades do fazer), do sentir (poesia, arte e música relacionadas aos temas que tocam interiormente a criança e que estão de acordo com os interesses relacionados à sua idade e amadurecimento) e o desenvolvimento do pensar. Nesse último, a idéia é criar condições para que a criança aprenda a pensar e não simplesmente decorar as respostas acertadas. Por fim, atividades práticas – como trabalhos, viagens – levarão os alunos à aplicação concreta dos conhecimentos.
A forma trimembrada de uma aula
Para atingir o aprofundamento dos conteúdos básicos (matemática, português história, geografia, mineralogia, química, etc.), a aula inicial, a qual é ministrada pelo professor da classe, tem a duração de duas horas e segue uma composição que visa trabalhar harmoniosamente o desenvolvimento do querer, sentir e pensar da criança. A aula compreende atividades que visam desenvolver habilidades: físico/corpóreas, imaginativas, memória, raciocínio lógico, reflexão, artística, dicção entre outras.
O vídeo abaixo: “Começando o dia” – feito na Escola Aitiara em Botucatu/SP.
Integração com os pais
A criança dos 7 aos 14 anos tem o seu desenvolvimento a partir de três importantes relações em sua vida: a família, a escola e os amigos. Dessa forma, é fundamental que se integre Família e Escola. Para tanto, são realizados encontros em que se conversa e se aprende sobre a criança. Cada professor de classe realiza reuniões mensais ou bimestrais com os pais, e encontros anuais de confraternização da classe, além de outras atividades, eventos e palestras da escola. Essas atividades objetivam os mesmos ideais: fazer da vida e do ensino que a criança recebe a melhor base para seu desenvolvimento harmonioso como ser humano. Toda Escola Waldorf tem como princípio a ativa participação dos pais na vida escolar de seu filho.
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Integração entre as matérias
Desde o 1° ano Waldorf, as matérias complementares como: Música Instrumental, Canto, Trabalhos Manuais, Artes Aplicadas, Pintura, Desenho, Desenho de Formas, Euritmia, Educação Física, Dramatização e Teatro acompanham o conteúdo curricular e são desenvolvidos de acordo com a maturidade. As matérias representam não só um complemento curricular, mas fazem parte de um todo que propiciará à criança, um desenvolvimento saudável e global. O conteúdo de cada matéria segue a linha mestra ou, como costumamos chamar, o “fio vermelho do ano”. Este “fio” tece o cenário no qual terá lugar o desabrochar da criança e o desenvolvimento das capacidades necessárias à sua harmonia. Nesse cenário, ela também poderá exteriorizar suas habilidades individuais.
Estudos e vivências de complementação ao currículo
A partir do segundo ano, as crianças iniciam passeios, visitas e viagens que vão fortalecer o seu aprendizado. A cada ano se escolhe um tema central que será complementado com uma viagem de época, que compreenda não só o estudo e a observação, mas a participação na vida social e a integração da classe. Além das viagens, passeios e visitas, o trabalho de dramatização e teatro propicia ao Professor da Classe desenvolver em seus alunos a autoconfiança, a interação com seu grupo social e a responsabilidade para com o todo. As crianças “aprendem fazendo” e descobrem que todos os papéis são importantes.
O belo vídeo abaixo mostra um pouco deste trabalho de teatro – Escola Novalis de Piracicaba/SP
Ensino Médio
3° Setênio – “O mundo é verdadeiro!”:
– De 14 a 21 anos (maturidade social);
– Liberdade das forças anímicas;
– Desenvolvimento do lógico, analítico e sintético;
– Separa-se do mundo (vê o mundo de fora);
– Quer explicações conceituais e intelectuais;
– Quer ser compreendido;
– O professor Waldorf deve ser digno de respeito.
– Característica: O verdadeiro.
Nos quatro anos do Colegial Waldorf, que vão do 9° ao 12° Anos, a Pedagogia Waldorf concentra-se especialmente nas capacidades do pensamento e do julgamento independentes, desenvolvidas no jovem estudante.
Ao completar 15 anos e entrar no terceiro setênio de vida, o jovem vivencia drásticas mudanças físicas e, ao mesmo tempo, começa a desenvolver a maturidade intelectual, freqüentemente acompanhada de crises de insegurança e de esforços idealistas. Como nas séries iniciais, ainda é importante que a Escola estabeleça limites claros, mas deve-se estimular os adolescentes a caminhar por suas próprias pernas e aprender com seus erros, visando maior grau de liberdade de escolha e de ação.
No processo de despertar o Eu e colocar sua individualidade nascente no caminho da autonomia, o jovem assume, freqüentemente, uma atitude de rebeldia contra o mundo adulto e suas expectativas, chegando, mesmo, a negar suas regras. Mas tal é necessário para levá-lo a estabelecer as suas regras próprias e seu próprio sistema de valores. Assim, ao longo dos quatro anos, cada vez mais a responsabilidade é deslocada para o próprio aluno.
A Antroposofia visa desenvolver um ser humano equilibrado em suas potencialidades, em que o querer, o sentir e o pensar sejam naturalmente praticados.
O homem se relaciona de formas muito diferentes com o mundo: através da atividade física, da atividade anímica e do âmbito do pensamento. Steiner ressaltou essa relação ternária, estabelecendo, inclusive, a inter-relação destas três atividades entre si, assim como com a organização corporal. O homem não é um ser unidimensional; antes de tudo, o sadio desenvolvimento do corpo e da alma é a condição prévia para que a individualidade espiritual possa atuar no mundo.
Mãos, coração e cabeça têm igual importância no desenvolvimento do ser humano. Por isso, a Pedagogia Waldorf impulsiona da mesma maneira o desenvolvimento das capacidades prático-manuais, morais e cognitivas. No Colegial Waldorf, isto é conseguido através de um currículo que, por sua diversificação e profundidade, proporciona inúmeras experiências e encontros humanos para o crescimento do indivíduo dentro do ambiente social. Mais do que a simples preparação para um curso superior, o Colegial Waldorf é uma preparação para a vida.
O vídeo abaixo mostra o coral de alunos do ensino médio do Colégio Micael em São Paulo:
Why Waldorf – “Porquê Waldorf”: vídeo produzido pela Escola Waldorf Marin da Califórnia/EUA – legendado pela Escola Waldorf Querência – Porto Alegre/RS
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AJUDE A DIVULGAR A PEDAGOGIA WALDORF
Fonte:http://www.antroposofy.com.br/forum/a-pedagogia-waldorf/

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